quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lições nºs 63 e 64 (20/01/2010)

Sumário: Os conhecimentos de facto; a relação de causalidade.


Actividade 3, página 193 (manual)

1. O que significa a ideia de causalidade, isto é, o que quer dizer a expressão "conexão necessária entre dois fenómenos"?

R: A ideia de causalidade é uma projecção psicológica, uma crença subjectiva sem base racional ou empírica. É a ideia de que há uma conexão necessária entre dois ou mais acontecimentos. Não há nenhuma impressão sensível da qual derive a ideia de causa.

2. Assinale a passagem do texto 3 que mostra que não há experiência da relação causal entendida como conexão necessária.

R: "...como não temos ideia alguma que não derive de uma impressão, se afirmarmos ter a ideia de ligação necessária (ou causal), deveremos encontrar alguma impressão que esteja na origem desta ideia."

3. Segundo Hume, não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos? Porquê?

R: Não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos, segundo Hume. Quando dizemos que, acontecendo A, sempre acontecerá B, estamos a falar de um facto futuro, que ainda não aconteceu. É aqui que Hume diz que ultrapassamos o que a experiência nos permite. Com efeito, para Hume, o conhecimento dos factos reduz-se às impressões actuais e passadas. Não podemos ter conhecimento de factos futuros porque não podemos ter qualquer impressão sensível ou experiência do que ainda não aconteceu.

4. Aquilo que a experiência nos permite observar é que dois fenómenos aparecem conjuntamente, um a seguir ao outro, repetidas vezes. Como é que inferimos - já que não a constatamos - uma relação necessária ou causal entre esses dois fenómenos? Será um conhecimento?

R: Sim. O conhecimento entendido como relação de ideias é possível. O conhecimento de factos, baseado na ideia de causa, não tem justificação empírica ou racional. A ideia de causa unicamente corresponde a um sentimento interno, sendo destituída de objectividade.

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